Início Curiosidades Partido Pirata é o primeiro partido no Brasil a aceitar bitcoins!

Partido Pirata é o primeiro partido no Brasil a aceitar bitcoins!

284
bitcoins-partido-pirata

O que é e quem são os Piratas?

partido_pirata_display
O Partido Pirata  surgiu no Brasil enquanto movimento no final de 2007, a partir da rede Internacional de Partidos Piratas, pela defesa do acesso à informação, do compartilhamento do conhecimento, da transparência na gestão pública e da privacidade – direitos fundamentais que são ameaçados constantemente pelos governos e corporações para controlar e monitorar os cidadãos. Antenados com termos como “horizontalidade” e “descentralização”, os PIRATAS no Brasil decidiram aceitar bitcoins como forma de financiar suas atividades no país.

Mas o que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda como o real, o dólar, o euro, só que virtual. Ela não é emitida por nenhum Banco Central e é liberada por um software. Já o processo de adicionar registros de transações ao livro razão público do Bitcoin é chamado de “mineiração”, que armazena transações passadas.

O Partido Pirata e o Bitcoin compartilham ideologias. “Não apenas nossas raízes digitais, mas também como nossas comunidades veem o mundo e se organizam”, diz o tesoureiro do Partido Pirata, Wilson Apolinário da Silva.

A linguagem do Partido Pirata sinaliza um claro contraste com o estabelecido dos partidos tradicionais do Brasil, agora mais do que nunca. Os piratas comparam o papel dos Piratas para o poder político com o de um hacker.  “Eu definitivamente abordo este trabalho a partir da perspectiva do hacker”, disse o secretário Maicom Galdino de Souza. “Eu não quero aprender o que não é possível, porque é assim que eu sei sobre limitações, começo a respeitá-las. É melhor fingir que você não conhece as limitações, para que você possa quebrá-las.”

A iniciativa pirata possuí partidos em mais de 60 países, contudo a situação inerente do Brasil faz com que este tipo de partido fique sujeito às sombras ao lado do resto da inovação tecnológica mundial. Cabe então a nós, tanto jovens quanto mais experientes o dever cívico de contribuir para a melhoria e atualização de nossos sistemas, levando nossos países, também, para o século XXI.

Se você já é um usuário do Bitcoin e quer fazer uma doação aos PIRATAS,envie para:

15QdH4LZWRKu26WyAdDTZUTyUMAo1obpWX

 

Fonte: Partido Pirata

 

Deixe seu comentário